Você sabia que é possível verificar a carteiras de todos os fundos de investimento disponíveis no mercado brasileiro? A CVM, Comissão de Valores Mobiliários, comissão que regula o setor disponibiliza uma página para consulta. Vamos lhe mostrar como usar e as ressalvas a serem feitas a respeito das informações disponibilizadas.

Primeiro, um balde de água fria. Os gestores dos fundos podem pedir sigilo à CVM por até 90 dias. Mas calma, ainda é possível tirar muita informação que nos ajuda a entender melhor cada fundo, tanto dos que pediram sigilo, quanto aos que não pediram.

Link para acesso ao site da CVM.

Para isso é necessário digitar o nome do fundo. Em caso de dúvidas, o CNPJ pode ser usado. Um fundo de ações tem por obrigação normativa investir 67% do fundo em ações. Por outro lado um fundo multimercado livre não tem compromisso com concentração em uma determinada classe, como por exemplo na renda fixa. Onde será que os gestores estão investindo? Será que o fundo investe somente em ações? Quanto está alocado em renda fixa? Quanto está em derivativos? Quanto está em outros fundos?

Alguns exemplos

Vamos utilizar como exemplo o Alaska Black FIC FIA - BDR Nível I, que é um fundo de ações de estratégia livre. A seguir a carteira do fundo em de março de 2020.

Carteira Alaska Black FIC FIA 03/2020
Trecho da carteira do fundo Alaska Black FIC FIA - BDR Nível I em sigilo em 03/2020

Conforme a imagem anterior, observa-se que as informações do capital investido na classe de renda fixa está disponível, mas as ações não. Assim, é necessário usar a opção “Competência” e voltamos 90 dias. A imagem a seguir mostra que em 12/2019 é possível por exemplo ver as maiores posições do fundo, que estavam em MGLU3 (Magazine Luiza) com 12,37% do patrimônio do fundo, COGN3 (Cogna Educação), BRKM5 (Braskem), ALSO3 (Aliansce Sonae Shopping Centers) e Vale (VALE3).

Carteira Alaska Black FIC FIA 12/2019
Trecho da carteira do fundo Alaska Black FIC FIA - BDR Nível I em sigilo em 12/2019

E que também há várias posições compradas e vendidas relacionadas a juros, assim como opções lançadas no mercado, como pode ser visto a seguir:

Carteira Alaska Black FIC FIA opções.
Carteira Alaska Black FIC FIA opções.

Se buscarmos na CVM pelo fundo Alaska Black Institucional FIA não encontramos posições que não sejam ações e a pequena porcentagem em renda fixa para cumprimento de obrigações do fundo. O que está condizente com a estratégia do fundo, que é investir somente em ações.

Outro fator que devemos observar é que alguns fundos são chamados de fundos de investimento em cotas de fundos de ações, os FIC FIA. Porém, isso não garante que o fundo investe em cotas de vários outros fundos na carteira e isso deve ser visto caso a caso. Por exemplo o XP Ações FIC FIA. Em sua carteira, há apenas cotas de um fundo de ações, e que isso representa mais que 99% do fundo. Então, caso queira saber os ativos que estão sendo investidos o dinheiro do cotista é a carteira deste fundo investido que deve ser analisada.

Carteira XP Ações FIC FIA 12/2019
Trecho da carteira do fundo XP Ações FIC FIA em sigilo em 12/2019

Assim, o site da CVM é uma força adicional para verificação da carteira do fundo. Principalmente os fundos mais flexíveis como os renda fixa ativos, fundos de ações e os fundos multimercados. Por vezes o regulamento permite que o gestor possa alocar em várias classes de investimentos diferentes e através da consulta é possível saber exatamente qual ativo o patrimônio do fundo está investido. Para investir em fundos é necessário apenas um pouco mais (mas não muito) de disciplina e dedicação do que na poupança e tesouro SELIC, entretanto, será possível encontrar o fundo que encaixa muito bem no seu perfil de risco e objetivos de vida.